Os Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) continuam a se destacar como uma opção atrativa para investidores que buscam renda passiva e diversificação no mercado financeiro. Com a chegada de 2025 e considerando seu cenário econômico, a Genial Investimentos levantou um relatório com os melhores investimentos para 2025. O documento oferece uma análise detalhada dos FIIs mais promissores para o ano.
Este conteúdo apresenta um resumo das principais análises realizadas pela Genial, destacando informações relevantes para investidores que buscam decisões alinhadas ao seu perfil. Os dados foram levantados com base em critérios como rentabilidade, liquidez e perspectivas de valorização.
Dito isso, os investimentos em FIIs ganharam destaque nos últimos tempos devido à capacidade de proporcionar rendimentos consistentes. Os FIIs, por sua vez, são uma forma de investir no mercado imobiliário sem precisar adquirir diretamente um imóvel. De acordo com o relatório da Genial, o mercado de FIIs em 2025 poderá apresentar alguma volatilidade e riscos relacionados à inadimplência. No entanto, o período também pode oferecer boas oportunidades para investimentos em determinadas aplicações.
Vale ressaltar que este conteúdo não é uma recomendação de investimento.
Opções de FIIs para 2025
Os dados levantados pelo relatório de melhores investimentos de 2025 da Genial Investimentos trazem uma seleção diversificada de fundos, cada um com características específicas que atendem a diferentes perfis de investidores. A inflação persistente e os juros elevados que devem ser a tônica de 2025 favorecem os FIIs, com destaque para os fundos indexados ao Certificado de Depósito Interbancário (CDI) devido à possibilidade de alta da Selic. As principais recomendações de FIIs, por setor, são:
Fundos de recebíveis imobiliários
Também considerados fundos de papel, eles investem em títulos de renda fixa ou em Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs), que financiam o mercado imobiliário. Segundo a Genial Investimento, as melhores opções de fundos dentro dessa categoria para investir em 2025 são:
- PLCR11 (15%): liquidez moderada, geralmente permitindo compras e vendas frequentes, mas que varia de acordo com o volume médio de negociações diárias.
- KNCR11 (25%): liquidez alta, tendo um dos volumes mais altos de negociação na categoria de fundos de papel.
Ambos são fundos de crédito imobiliário (LCIs) indexados ao CDI, com boas perspectivas de rendimento devido ao cenário econômico atual. Seus principais riscos estão ligados à variação de seus valores e de suas rentabilidades.
Fundos de tijolo
Em geral, esse tipo de fundo serve para investir em diferentes tipos de empreendimento, via compra ou venda de imóveis, com o objetivo de rentabilizar com seus aluguéis no futuro. Seus rendimentos são periódicos e variam de acordo com os valores de aluguéis. As principais escolhas — por setor e ativo — da Genial para o investidor que está de olho neste mercado são:
- Lajes Corporativas:
Melhor opção: HGRE11 (20%)
Oportunidades: Aumento nos yields pela maior ocupação e possível ganho de capital, já que este setor é o mais descontado entre os FIIs.
Riscos: Desaceleração do mercado de trabalho, que pode gerar demissões em massa e redução de espaço pelas empresas.
- Shoppings:
Melhor opção: MALL11 (20%)
Oportunidades: Shoppings brasileiros são resilientes, com receitas indexadas e menos desocupações em comparação ao comércio tradicional.
Riscos: Juros elevados podem desacelerar a economia, reduzindo o consumo e afetando a operação dos shoppings.
- Logística:
Melhor opção: BTLG11 (20%)
Oportunidades: Preços atuais por m² estão abaixo dos praticados nos portfólios, abrindo margem para renegociações e aumentos nas locações.
Riscos: A desaceleração econômica pode aumentar a vacância devido à redução dos níveis de consumo.
De maneira geral, o setor de FIIs em 2025 oferece oportunidades atrativas. Entretanto, exige boa análise prévia do investidor e cautela devido ao cenário econômico desafiador e aos riscos associados.