Pedir pizza por telefone já era uma das ações praticadas por brasileiros em décadas passadas, mas nos últimos anos os serviços de entrega se consolidaram definitivamente como parte essencial do cotidiano de muitas pessoas no país.
Em meio à expansão da tecnologia ao redor do mundo, foram várias as empresas que invadiram o mercado de entrega de produtos e alimentos, algumas de renome internacional fazendo com que empresários brasileiros também criassem suas marcas dentro do país.
Neste ano de 2025, é possível pedir entrega de praticamente qualquer produto vendido em supermercados, farmácias e restaurantes. Mas o principal segmento é o de entrega de comida, que ganha destaque entre os consumidores através de variados aplicativos.
A facilidade de pedir comida sem precisar sair de casa
A maior razão para o sucesso desse novo nicho comercial é o simples fato de o consumidor ter a capacidade de pedir comida sem precisar sair de casa.
Em muitos casos, é possível até mesmo pedir o prato que mais gosta no restaurante favorito e degusta-lo sem a necessidade de deslocamento e no conforto da sua própria casa.
Da mesma forma, é possível pedir a entrega de alimentos e demais produtos vendidos em supermercados ou mercearias, sem sequer precisar fazer um carrinho e enfrentar filas para realizar o pagamento no caixa.
Em geral, os aplicativos de delivery abrangem uma vasta rede de empresas parceiras, que vão desde pequenas lanchonetes locais até grandes redes de alimentação. Além disso, na maioria dos casos a interface intuitiva e as diversas promoções e cupons de desconto atraem a atenção e o interesse do consumidor brasileiro.
O que os apps de delivery mais entregam?
Inspiradas pelo sucesso do Ifood, as plataformas de delivery no Brasil têm diversificaram, oferecendo desde fast food até refeições gourmet, além de produtos de mercado e farmácia.
Dentre os produtos mais comuns entre os consumidores, as grandes redes de fast-food continuam tendo enorme destaque na preferência do público, aliado à praticidade de receber um lanche sem a necessidade de ir até um shopping center para comer, por exemplo.
Sendo assim, hambúrgueres, pizzas, comida japonesa, comida brasileira e massas permanecem entre os itens queridinhos do público brasileiro, com as redes específicas de cada um desse segmento conquistando também um novo público.
Sobremesas como sorvetes, bolos, doces e chocolates também fazem parte do cotidiano de muitas pessoas e, consequentemente, estão entre os itens mais vendidos.
Já no caso dos supermercados que oferecem seus produtos através de apps de delivery, os produtos básicos como arroz, feijão, macarrão, frutas, verduras e legumes, lacticínios, frios, carnes, peixes, aves e produtos de limpeza em geral são amplamente vendidos e entregues nesses serviços.
Ou seja, a diversificação desse mercado faz com que seja possível receber praticamente qualquer coisa disponível no comércio da sua localidade.
Quais são os apps de delivery de comida mais famosos?
Entre as marcas que se destacam nesse setor dentro do cenário brasileiro, é possível citar empresas renomadas mundialmente como iFood e Uber (que ainda faz entrega de supermercado no Brasil), além da colombiana Rappi, que também ganhou espaço entre os brasileiros.
Nacionalmente falando, serviços como 99Food, James Delivery e Zé Delivery também possuem um grande número de usuários.
Com o sucesso dos apps de entrega, outras grandes empresas também buscam entrar no negócio, como o Mercado Livre, que possui uma seção especificamente voltada para a entrega de produtos vendidos por supermercados parceiros.
Cada uma das empresas citadas possui suas particularidades e um segmento no qual busca se destacar entre os consumidores, uma vez que, de maneira geral, cada plataforma tem seu público-alvo e sua proposta, especialização e serviços oferecidos.
Sendo assim, a escolha da melhor opção vai sempre depender das necessidades individuais de cada consumidor. O que não dá para negar é que o mercado de delivery no Brasil tem se expandido a cada dia que passa, com a perspectiva de seguir atingindo novos públicos, se diversificar e transformar hábitos de consumo da população brasileira.
E as desvantagens de aplicativos de delivery de comida?
É claro, nem tudo são flores. Nem para os consumidores, entregadores e tampouco para os comerciantes. Isso porque, as plataformas que fazem a intermediação dos pontos comerciais com os clientes precisam lucrar. E é nesse ponto que entram as taxas.
Para o consumidor final, em todos os casos há taxa de entrega, o que, em muitas situações faz com que o conforto de pedir comida em casa se torne bem mais caro do que de ir até o local físico.
Além disso, os comerciantes geralmente colocam preços mais altos nos aplicativos de delivery justamente para repassar uma parte dos custos operacionais gerados pelas taxas para o uso do aplicativo.
Enquanto no caso dos entregadores, o maior debate em relação a esse grupo de trabalhos se dá pelos valores pagos – é importante destacar ainda que todos também pagam taxas a cada entrega.